top of page

Brasil faz História e Termina Mundial de Atletismo Paralímpico em 1º lugar

Delegação conquista 44 medalhas e supera a China pela primeira vez na história do torneio

 

ree

O esporte paralímpico brasileiro viveu um feito inédito neste domingo (5), ao encerrar o Campeonato Mundial de Atletismo Paralímpico, realizado em Nova Déli (Índia), na liderança do quadro de medalhas. Foram 44 pódios, sendo 15 de ouro, 20 de prata e 9 de bronze, superando a tradicional potência China, que ficou em segundo lugar.

 

Desde 2013, apenas a Rússia havia tirado o país asiático do topo. O Brasil vinha de três vice-campeonatos consecutivos, mas em 2025 conquistou a melhor campanha da história.

 

Entre os destaques do último dia, Zileide Cassiano garantiu o ouro no salto em distância T20, e Jerusa Geber fez história nos 200 metros T11, tornando-se a brasileira com mais medalhas em Mundiais — 13 ao todo. Outra conquista dourada veio com Clara Daniele, após recurso aceito contra a atleta venezuelana.

 

Com resultados expressivos e recordes individuais, o Brasil fecha o Mundial consolidado como uma das principais potências do atletismo paralímpico mundial, reafirmando o talento e a dedicação dos atletas que representam o país.

 

 

Foto: Cris Mattos / CPB

Fonte: EBC

 

___

Comentários


bottom of page