top of page

Trabalhadores por Aplicativo Cresce 25% e Chega a 1,7 Milhão no País

Levantamento do IBGE aponta que o transporte de passageiros concentra mais da metade das atividades e que a flexibilidade é um dos fatores que impulsionam o setor

 

ree

O número de pessoas que trabalham por meio de aplicativos no Brasil aumentou 25,4% entre 2022 e 2024, passando de 1,3 milhão para quase 1,7 milhão. O dado faz parte do módulo sobre plataformas digitais da Pnad Contínua, divulgado nesta sexta-feira (17) pelo IBGE.

 

PARTICIPAÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO

O estudo mostra que os trabalhadores por aplicativos passaram de 1,5% para 1,9% da população ocupada no período, o que representa 335 mil novos trabalhadores.

 

SETORES EM DESTAQUE

Os aplicativos de transporte de passageiros lideram com 53,1% dos trabalhadores, seguidos por entregas de comida e produtos (29,3%), serviços profissionais (17,8%) e táxis (13,8%). A maioria, 72,1%, atua como motoristas ou motociclistas, classificados como operadores de máquinas e montadores.

 

Segundo o analista do IBGE, Gustavo Fontes, o aumento pode estar ligado à busca por renda extra e à flexibilidade de horários e locais de trabalho.

 

 

Foto: Tânia Rêgo / Agência Brasil

Fonte: EBC

 

___

Comentários


bottom of page