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Professores já Podem Solicitar a Carteira Nacional Docente do Brasil

Documento tem validade de dez anos e garante identificação oficial e benefícios a docentes de todo o país

 

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Os professores em exercício nas redes pública e privada de ensino, inclusive contratados temporariamente, já podem solicitar a Carteira Nacional Docente do Brasil (CNDB). O documento pode ser emitido pelo site do programa Mais Professores para o Brasil, vinculado ao Ministério da Educação (MEC).

 

VALIDADE E BENEFÍCIOS

Com validade nacional de dez anos, a CNDB é um documento de identificação que visa reconhecer o papel do professor e oferecer vantagens como meia-entrada em eventos culturais e descontos em lojas parceiras. A iniciativa é voluntária e estima-se que 2,7 milhões de docentes possam emitir o documento.

 

COMO SOLICITAR

Para obter a carteira, o professor deve ter CPF regular, estar em exercício e possuir vínculo com instituição cadastrada no MEC. O processo é feito com login na conta Gov.br, conferência de dados e envio de foto 3x4 digital. Após confirmação, é possível baixar a versão digital imediata; a versão impressa será enviada a partir de 2026.

 

O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou que, após a primeira fase, o benefício será estendido também a professores aposentados.

 

 

Foto: MEC / Divulgação

Fonte: EBC

 

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