top of page

Tarifa de 50% dos EUA Impacta Exportações do Agronegócio Brasileiro

Impactos incluem suco de laranja, café, carne e frutas, com risco de desestabilizar mercado e reduzir receitas

 

ree

O anúncio do governo americano de aplicar uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros exportados para os Estados Unidos pode afetar significativamente o setor de agronegócio no Brasil.

 

Segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq/USP), itens como suco de laranja, café, carne bovina e frutas frescas estão entre os mais vulneráveis.

 

O suco, responsável por cerca de 80% das exportações brasileiras ao mercado norte-americano, pode sofrer aumento de custos, já que atualmente há uma tarifa fixa de US$ 415 por tonelada, que, com a sobretaxa, elevaria consideravelmente o preço de entrada nos EUA. Isso pode gerar redução na competitividade e acúmulo de estoques. O setor cafeeiro também deve ser afetado, pois os EUA respondem por 25% das importações brasileiras de café arábica, vital para a cadeia de torrefação e consumo doméstico.

 

Especialistas alertam que a instabilidade tarifária pode diminuir as vendas e pressionar os preços internos, além de afetar os produtores, que já vêm adiando negociações em meio às incertezas.

 

A possibilidade de impacto na carne e nas frutas também preocupa, podendo comprometer receitas e o equilíbrio de mercado brasileiro.

 

 

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Fonte: EBC

 

___

Comentários


bottom of page