top of page

Xi diz a Lula que Brasil e China Devem Proteger Sul Global

Em telefonema, líder chinês destaca interesses comuns e papel da ONU frente a cenário turbulento


 

O presidente da China, Xi Jinping, conversou por telefone com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta sexta-feira (23) e afirmou que Pequim apoiará o Brasil e os países do Sul Global, destacando a necessidade de proteção dos interesses comuns em um contexto internacional conturbado.

 

INTERESSES COMUNS

Xi enfatizou que Brasil e China têm papel importante na salvaguarda dos interesses dos países em desenvolvimento e na manutenção do papel central da Organização das Nações Unidas (ONU), sobretudo diante das atuais tensões geopolíticas.

 

A conversa aconteceu em um momento de instabilidade mundial, após críticas de Lula ao ataque dos Estados Unidos à Venezuela, publicadas em um artigo no jornal The New York Times, e refletiu a intenção de alinhar posições entre as duas grandes economias. (Reuters)

 

CENÁRIO INTERNACIONAL

Xi ressaltou que, diante da situação internacional “turbulenta”, China e Brasil — como importantes países do Sul Global — são “forças construtivas” na defesa da paz, estabilidade e na melhoria da governança global, destacando também cooperações já existentes.

 

O líder chinês reiterou que seu país permanece disposto a aprofundar a cooperação bilateral em diferentes áreas, considerando a aliança estratégica que tem sido construída nos últimos anos, e reforçou o compromisso com parcerias regionais.

 

Segundo relatos oficiais, Lula também destacou a importância de defender o multilateralismo, o direito internacional e o livre comércio como pilares nas relações internacionais em um período de mudanças e desafios globais.

 

 

Foto: Ricardo Stuckert / PR

 

___

Siga nossas Redes Sociais: @PortalJT | X: @PortalJT_News

Comentários


bottom of page