top of page

Lula Sanciona Crédito Consignado para trabalhadores CLT e Motoristas de Aplicativos

Programa amplia acesso a empréstimos com condições mais vantajosas

 

ree

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta sexta-feira (25) a lei que formaliza o Crédito do Trabalhador, destinado a empregados da iniciativa privada com carteira assinada (CLT), incluindo motoristas e entregadores de aplicativos.

 

A medida, publicada no Diário Oficial, amplia o acesso a empréstimos com taxas mais baixas, facilitando a vida de trabalhadores de baixa renda. Desde sua implementação por Medida Provisória em março, o programa já movimentou R$ 21 bilhões por meio de mais de 4 milhões de contratos, com uma média de R$ 6.781,69 por trabalhador. Cerca de 60% dos beneficiados recebem até quatro salários mínimos.

 

O teto de juros para beneficiários do INSS é de 1,80% ao mês, enquanto o consignado para CLT apresenta uma média de 3,56%. O Ministério do Trabalho fiscalizará a operação e punirá abusos, além de criar o Comitê Gestor para regular os contratos.

 

A iniciativa visa ampliar o acesso ao crédito com condições mais justas, especialmente para trabalhadores de baixa renda e motoristas de app.

 

 

Foto: Rovena Rosa / Agência Brasil

Fonte: EBC

 

___

Comments


bottom of page