top of page

STF investiga Eduardo Bolsonaro por coação e obstrução; Bolsonaro e diplomatas também citados

Decisão de Moraes ocorre após acusações de tentativa de incitar ações contra o ministro e manipulação internacional


ree

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, abriu inquérito nesta segunda-feira (26) para investigar o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), por coação no processo e obstrução de investigação.

 

O pedido foi feito pela PGR, que apura suposta atuação do parlamentar para incitar o governo dos EUA a adotar medidas contra Moraes, relator do caso. Moraes autorizou depoimento do ex-presidente Jair Bolsonaro, réu no núcleo golpista, por ser “beneficiado” pelas ações do filho. A investigação também inclui depoimentos de diplomatas brasileiros e uma notícia-crime de Lindbergh Farias (PT-RJ), que pediu a apreensão do passaporte de Eduardo.

 

Segundo Lindbergh, Eduardo viajava aos EUA para articular ataques contra Moraes, configurando crime de lesa-pátria. Com a decisão, Farias poderá depor no inquérito.

 

Em março, Eduardo esteve nos EUA por 122 dias, podendo prestar depoimento por escrito. Na semana passada, o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, indicou possibilidade de sanções contra Moraes.

 

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Fonte: EBC

 

Comments


bottom of page