top of page

Banco Central mantém taxa de juros em 10,5% ao ano em meio a incertezas econômicas

Decisão ocorre após alta do dólar e inflação acima da meta



O Banco Central (BC) decidiu manter a taxa Selic, juros básicos da economia, em 10,5% ao ano, interrompendo o ciclo de cortes iniciado quase um ano atrás. A decisão foi tomada por unanimidade pelo Comitê de Política Monetária (Copom) devido ao cenário global incerto e à alta da inflação doméstica.

 

Após sete cortes consecutivos, a velocidade das reduções diminuiu na última reunião, em maio, e a taxa foi mantida. O Copom destacou que a inflação ao consumidor apresenta desinflação, mas as medidas de inflação subjacente estão acima da meta, requerendo cautela na condução da política monetária.

 

A inflação oficial, medida pelo IPCA, subiu para 0,46% em maio, puxada pelos alimentos após as enchentes no Rio Grande do Sul. Com isso, o indicador acumula alta de 3,93% em 12 meses, distante do centro da meta. O mercado prevê que a inflação feche o ano em 3,96%, abaixo do teto da meta.

 

A taxa Selic é utilizada pelo Banco Central para controlar a inflação e a economia. A manutenção da taxa em 10,5% ao ano ocorre em meio às incertezas econômicas globais e domésticas, que demandam serenidade e moderação na condução da política monetária oficial. #

 

 

Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

Fonte: EBC

 

 


 

Comments


bottom of page