top of page

Boituva: Fevereiro, o mês da luta contra o câncer infantil e dia mundial do câncer

Como bem sabe fevereiro é um mês de muita consciência na área da saúde, uma vez que neste período comemoram-se duas datas relacionadas ao câncer, sendo marcado o dia 04 de fevereiro como o Dia Mundial do Câncer e o dia 15 de fevereiro como o Dia Internacional de Luta Contra o Câncer Infantil.


ree

Ambas as datas foram criadas com o objetivo de conscientizar sobre as doenças, expressar apoio às vítimas e às famílias e, principalmente, incentivar ações e políticas públicas no âmbito global para esta causa.


ENTENDA O HISTÓRICO | CÂNCER INFANTIL E OUTROS


No Brasil, o câncer infantil é a principal causa de morte entre crianças e adolescentes que têm entre 1 e 19 anos e cerca de 15 mil novos casos são diagnosticados por ano, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Mas, nesse caso, o que mais preocupa os órgãos de saúde pelo mundo é que, todo ano, 215 mil casos são diagnosticados em crianças menores de 15 anos, e cerca de 85 mil em adolescentes.


Existem muito mais de 100 tipos câncer no mundo todo, mas apenas alguns tendem a ser mais comuns no Brasil, por gênero, por exemplo, os tipos de câncer mais frequentes em homens são próstata (30,0%), cólon e reto (9,2%), pulmão (7,5%), estômago (5,6%) e cavidade oral (4,6%). Nas mulheres, o câncer de mama lidera (30,1%), seguido por cólon e reto (9,7%), colo do útero (7,0%), pulmão (6,0%) e tireoide (5,8%).


SINTOMAS, DIAGNÓSTICO E CUIDADOS PREVENTIVOS


Considerada a seriedade do problema, a população deve estar atenta aos sintomas do câncer, principalmente ao câncer infantil que possui sintomas bastantes similares ao de outras doenças comuns. Nesse caso, fazer visitas constantes a um pediatra e a um médico pode ser fundamental para um diagnóstico precoce e maior chance de cura.


Também é possível manter uma rotina de cuidados preventivos contra a doença como manter alimentação saudável, manter o peso corporal adequado para o tipo físico, praticar atividades físicas e manter a vacinação em dia.


Previna-se e cuide de quem ama!



fonte: Prefeitura de Boituva


Comentários


bottom of page