SAAE de Sorocaba recebe universitários
- contatoportaljt
- 23 de ago. de 2022
- 2 min de leitura
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba recebeu, na última semana (terça-feira e sexta-feira), a visita de 50 universitários dos cursos de Engenharia Ambiental, da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar) – Câmpus Lagoa Sino (município Buri), e de 26 alunos de Pedagogia, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) – Câmpus Sorocaba, nas Estações de Tratamento de Água do Cerrado (ETA Cerrado) e de Esgoto (ETE-S1). Durante o encontro, a equipe de Educação Ambiental da autarquia apresentou aos estudantes a estrutura das unidades de tratamento, além dos programas educativos e de conscientização acerca do uso consciente da água.

Clique AQUI para ver a galeria de fotos - Facebook da Prefeitura de Sorocaba
Inicialmente, o grupo teve a oportunidade de conhecer a ETA Cerrado e todos os detalhes sobre o trabalho desenvolvido no processo de tratamento da água. Na unidade, o biólogo e educador ambiental do Saae/Sorocaba, Luiz Augusto Assumpção, conversou com os jovens sobre as ações desenvolvidas pela companhia, que é responsável pelo saneamento básico no município, desde a gestão dos recursos hídricos, passando pelos sistemas de tratamento de água, até a distribuição eficiente da água e a importância do seu uso consciente.
As visitas monitoradas que ocorrem na ETA Cerrado fazem parte do programa “Água Viva”. O objetivo é propiciar uma reflexão a respeito da situação dos recursos hídricos e ambientais da cidade e região e a necessidade da preservação desses recursos.
Depois, os alunos se deslocaram à ETE-S1, na região do bairro Mineirão, onde foram recepcionados pela também bióloga e educadora ambiental Clélia de Barros. Essa visita faz parte do programa “Revivágua”, em que os participantes conhecem todo o processo de tratamento recebido pelo esgoto gerado no município, além do processo de despoluição do Rio Sorocaba.
Na ocasião, a importância do tratamento dos efluentes também foi enfatizada, como fator fundamental na preservação do meio ambiente, bem como o incentivo às práticas diárias, sejam individuais, familiares ou comunitárias, frente às questões ambientais.
fonte: Prefeitura de Sorocaba




Comentários