Sorocaba avança na recuperação de prédios históricos
- contatoportaljt
- 23 de abr. de 2022
- 2 min de leitura
A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), dá continuidade ao processo de restauração de prédios históricos da cidade. Nesta nova etapa, foi dado início aos preparativos para o restauro do Museu Histórico Sorocabano (MHS), previsto para começar nas próximas semanas. Trata-se de mais um passo nesse processo de recuperação dos patrimônios municipais, por meio de convênio com o Ministério do Turismo, que inclui, ainda, o prédio anexo à Estação Ferroviária (atual Barracão Cultural e antiga Casa do Turista), também já em obras, além do Museu da Estrada de Ferro Sorocabana (MEFS) e do Casarão de Brigadeiro Tobias.

Clique AQUI para ver a galeria de fotos (Facebook da Prefeitura)
Nesses quatro locais, os trabalhos estão a cargo da empresa Estúdio Sarasá – Conservação e Restauro, vencedora de licitação, especializada em manutenção e ações desse tipo em prédios históricos. O convênio inclui todas as despesas necessárias para a execução dos serviços, tais como: materiais, mão de obra, equipamentos, deslocamentos, fretes, entre outras demandas que podem ocorrer durante as obras, seguindo acordos, termos e condições preestabelecidas.
Os preparativos para restauração do Museu Histórico Sorocabano foram iniciados nesta quarta-feira (20), com o desmonte do anexo do prédio, assim como o recolhimento da charrete e do tradicional batelão (canoa) que estavam expostos no gramado do MHS. Após essa fase, as árvores presentes na área passarão por análise técnica, realizada pela Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), para que todos os cuidados também sejam tomados.
As intervenções igualmente ocorrem, desde março, no prédio anexo à Estação Ferroviária (atual Barracão Cultural e antiga Casa do Turista). As paredes do imóvel passaram pelo processo de restauro e se encontram aptas para receber a nova pintura. Já foram retiradas cerca de 40% das telhas antigas do prédio, que serão posteriormente adequadamente substituídas, como parte do processo de restauração.
Os passos seguintes serão recuperar o Museu da Estrada de Ferro Sorocabana (MEFS) e o Casarão de Brigadeiro Tobias.
fonte: Prefeitura de Sorocaba




Comentários