Sorocaba inicia construção de Reservatório de Detenção de Cheias no Maria do Carmo
- contatoportaljt
- 22 de fev. de 2023
- 2 min de leitura
A Prefeitura de Sorocaba, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), deu início, nesta quarta-feira (22), às obras de construção do Reservatório de Detenção de Cheias (RDC) no Jardim Maria do Carmo, uma obra esperada, há décadas, pela população sorocabana. O projeto inclui, ainda, um sistema composto por dique de contenção e rede de bombeamento, a fim de proteger esse ponto contra alagamentos decorrentes do transbordamento da calha (nível) do Rio Sorocaba.

A iniciativa vai conduzir todo o escoamento da água de chuva para esse reservatório, que vai operar como um ‘piscinão’ e, a partir dele, a água será bombeada de volta para o Rio Sorocaba. Basicamente, dessa forma é que esse novo sistema vai funcionar.
Trata-se de uma ação em caráter emergencial, que está sendo realizada pela atual Administração Municipal, em virtude dos recentes acontecimentos, agravados pela alta vazão da Represa de Itupararanga para o Rio Sorocaba. Geralmente, uma obra dessas ocorreria no período de estiagem, mas será antecipada.
O RDC está sendo construído em uma área pública de 12 mil metros quadrados, localizada junto às ruas João Gabriel Mendes e Ingracia Angrisani Gomes. O reservatório terá cerca de um metro e meio de profundidade e capacidade para armazenar 9,6 mil metros cúbicos. A previsão é que a obra toda seja finalizada em até nove meses.
O projeto também contempla um dique de um metro e meio de altura, contornando o bairro, no trecho a partir da Rua Arthur Bernardes, margeando a Avenida Dom Aguirre até o Parque das Águas. Assim como um sistema composto por quatro bombas, com capacidade de lançar 120 litros por segundo de água armazenada no RDC Jardim Maria do Carmo, de volta para o Rio Sorocaba.
O RDC Jardim Maria do Carmo será um complemento e vai operar semelhante àquele existente no Jardim Abaeté, junto ao Parque das Águas. O Parque das Águas todo, aliás, funciona como uma bacia de contenção, em períodos de chuvas intensas, armazenando a água que transborda do Rio Sorocaba, assim como aquela que, por ventura, extravase do RDC, preservando moradias nessa região da cidade.
fonte: Prefeitura de Sorocaba




Comentários