top of page

Botão de Contestação do Pix Já Está Disponível aos Usuários

Ferramenta do Banco Central promete dar mais agilidade e segurança contra fraudes

 


O Banco Central disponibilizou, nesta quarta-feira (1º), o botão de contestação de transações do Pix. A medida tem como objetivo facilitar a devolução de valores em casos de fraude, golpe ou coerção, ampliando a proteção aos usuários do sistema.

 

AUTOATENDIMENTO MED

O mecanismo de contestação, criado em 2021, agora pode ser acionado diretamente pelo aplicativo da instituição financeira, sem a necessidade de contato com a central de atendimento.

 

PRAZO DE ANÁLISE

Após a contestação, o banco do suposto fraudador deve bloquear os valores, quando existentes. As instituições têm até sete dias para análise e até 11 dias para devolver os recursos, caso seja confirmada a fraude.

 

NOVIDADES

A partir de 23 de novembro, será possível devolver valores a partir de outras contas ligadas à fraude, recurso que se tornará obrigatório em fevereiro de 2026.

 

Segundo o BC, as mudanças aumentam a chance de recuperação do dinheiro e ajudam a rastrear contas usadas em fraudes, reduzindo a possibilidade de reincidência. O botão, no entanto, não se aplica a desacordos comerciais, erros de digitação ou situações com terceiros de boa-fé.

 

 

Foto: Arte / Agência Brasil

Fonte: EBC

 

___

Comentários


bottom of page