Campanha Pede Inclusão de Medicamentos Contra Obesidade no SUS
- contatoportaljt
- 4 de set. de 2025
- 1 min de leitura
Entidades médicas alertam para impacto da doença e pressão sobre sistema público de saúde

A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbem) lançou campanha nacional pela inclusão de medicamentos contra a obesidade no Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa conta com apoio de entidades como Abeso, Sociedade Brasileira de Diabetes, Sociedade Brasileira de Cardiologia e Febrasgo.
A mobilização busca sensibilizar autoridades e garantir acesso a tratamentos adequados, já que a obesidade, apesar de ser reconhecida pela OMS como doença crônica multifatorial, ainda é uma das únicas sem terapias medicamentosas disponíveis no SUS.
Segundo o Atlas Mundial da Obesidade 2025, 31% dos adultos brasileiros têm obesidade e 68% estão com sobrepeso. As projeções indicam que, em 2044, quase metade da população adulta do país poderá estar obesa. Atualmente, mais de 60 mil mortes anuais no Brasil são associadas ao excesso de peso.
Estudos da Unifesp apontam que, entre 2021 e 2030, os custos diretos ao SUS com doenças ligadas à obesidade podem chegar a US$ 1,8 bilhão, além de perdas indiretas estimadas em US$ 20 bilhões.
Foto: Gerado por IA
Fonte: EBC
___
Siga nossas Redes Sociais: fb.com/PortalJT | instagram.com/PortalJT | t.me/PortalJT




Comentários