top of page

Banco Central Começa a Bloquear Chaves Pix Usadas em Fraudes

Medida amplia segurança e reforça combate a golpes financeiros

 

ree

O Banco Central (BC) iniciou neste sábado (4) o bloqueio de chaves Pix envolvidas em golpes e fraudes, em mais uma etapa das ações para reforçar a segurança do sistema de transferências instantâneas. O bloqueio é baseado em informações fornecidas pelas próprias instituições financeiras participantes do sistema.

 

SEGURANÇA REFORÇADA

Segundo o BC, a medida foi aprovada durante reunião do Fórum Pix, comitê consultivo que reúne cerca de 300 representantes do sistema financeiro e da sociedade civil. O objetivo é aprimorar regras e procedimentos que garantam maior confiabilidade ao sistema.

 

MEDIDAS RECENTES

O BC já havia limitado, em setembro, as transferências via Pix e TED a R$ 15 mil para instituições de pagamento não autorizadas pela autarquia, após investigações da Polícia Federal revelarem cerca de R$ 50 bilhões em movimentações suspeitas em fintechs, no âmbito das operações Carbono Oculto, Quasar e Tank.

 

O Banco Central também determinou que instituições de pagamento recusem transferências para contas suspeitas e informem os usuários sobre o motivo. Além disso, os bancos devem disponibilizar o botão de contestação de Pix em seus aplicativos, tornando 100% digital o Mecanismo Especial de Devolução (MED) — sistema criado em 2021 para ressarcir vítimas de fraudes.

 

 

Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

Fonte: EBC

 

___

Comentários


bottom of page