top of page

Governo Trump Ameaça Usar Poder Militar em Defesa de Bolsonaro

Declaração da Casa Branca amplia tensão diplomática entre Brasil e EUA

 

ree

O governo dos Estados Unidos voltou a intervir no julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no Supremo Tribunal Federal (STF). Nesta terça-feira (9), a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, afirmou que a administração de Donald Trump não descarta usar o “poder militar” do país para “garantir a liberdade de expressão no mundo”, em referência ao processo contra o ex-capitão do Exército.

 

A declaração foi feita durante coletiva de imprensa, quando Leavitt foi questionada sobre possíveis novas punições contra o Brasil. Sem detalhar medidas adicionais, ela reforçou a pressão já exercida por Washington desde julho, quando Trump elevou tarifas sobre produtos brasileiros em 50% e impôs sanções a autoridades nacionais.

 

O ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, segue como principal alvo das retaliações, após ter sido incluído na chamada Lei Magnitsky. Bolsonaro é acusado de liderar uma organização criminosa que tentou promover um golpe de Estado em 2022 para impedir a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

 

 

Foto: Reprodução / Redes Sociais

 

___

Comentários


bottom of page