Maioria das Demissões em 2024 foram por Questões Comportamentais
- contatoportaljt
- há 35 minutos
- 1 min de leitura
Pesquisa do PUCPR Carreiras revela que 50% das demissões tiveram origem em fatores relacionados ao comportamento, enquanto as habilidades interpessoais ganham destaque no mercado de trabalho

Um levantamento do 6º Observatório de Carreiras e Mercado, realizado pelo PUCPR Carreiras, apontou que metade das demissões em 2024 foram motivadas por questões comportamentais, como atitudes negativas e dificuldades de convivência.
A automação de tarefas e a redução de custos representam outros 25% cada dessas causas. A pesquisa contou com a participação de 3.631 estudantes, 3.655 ex-alunos e 583 empresas de recrutamento.
A coordenadora do setor, Luciana Mariano, reforça que o mercado valoriza profissionais que combinam competência técnica com boas habilidades interpessoais, essenciais para evitar conflitos e manter a produtividade. As habilidades mais valorizadas atualmente são comunicação oral (11,46%), planejamento (10,73%) e solução de problemas (10,18%).
Em comparação a 2021, a solução de problemas ocupa o topo das prioridades. Além disso, 76% dos respondentes investem em novos conhecimentos, demonstrando uma postura proativa diante das mudanças rápidas do mercado.
Atualizar-se é fundamental para se adaptar, evitar estagnação e fortalecer a empregabilidade.
Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil
Fonte: EBC
___
Siga nossas Redes Sociais: fb.com/PortalJT | instagram.com/PortalJT | t.me/PortalJT
Comments