top of page

Microclima de Áreas Ribeirinhas Revela Avanços na Restauração Florestal em SP

Uso de drones para monitorar umidade e temperatura auxilia na avaliação do sucesso de projetos ambientais

 

ree

Pesquisadores da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) desenvolveram um método inovador para avaliar a efetividade de projetos de restauração de florestas em áreas ribeirinhas, utilizando medições feitas por drones.

 

O estudo, publicado na revista Science of The Total Environment, demonstra que regiões com cobertura vegetal mais madura apresentam aumento na umidade do ar e redução da demanda hídrica atmosférica, além de árvores mais altas. Essas variáveis indicam um ecossistema mais saudável e funcionante.

 

O método permite mapear áreas prioritárias para restauração com base no microclima local, que reflete as condições atmosféricas específicas de cada espaço, variando em minutos e metros. Segundo Bruno Moreira Felippe, autor do estudo, indicadores de biodiversidade e atributos estruturais das florestas, como a área basal, são essenciais para monitorar o progresso.

 

A pesquisa reforça a importância de mensurar o funcionamento do ecossistema para garantir ações de restauração eficazes e sustentáveis. 

 

 

Fotos: Bruno Moreira Felippe

Fonte: AgênciaSP

 

___

Kommentare


bottom of page