top of page

Fux Absolve Bolsonaro e Condena Braga Netto e Mauro Cid no STF

Ministro rejeita acusações da PGR contra ex-presidente, mas mantém condenações em trama golpista

 

ree

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta quarta-feira (10) pela absolvição do ex-presidente Jair Bolsonaro e de mais cinco aliados no julgamento da trama golpista. Em cerca de 13 horas de voto, Fux rejeitou integralmente as acusações da Procuradoria-Geral da República (PGR), que pedia até 30 anos de prisão a Bolsonaro.

 

Segundo o ministro, as ações atribuídas ao ex-presidente não passaram de cogitações de medidas de exceção e não configuram crime. Para ele, a ligação de Bolsonaro com os atos de 8 de janeiro foi baseada apenas em “ilações” da PGR.

 

Por outro lado, Fux votou pela condenação do general Braga Netto e de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, pelo crime de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito.

 

Apesar do voto, o placar no STF segue em 2 a 1 pela condenação de Bolsonaro. Os ministros Alexandre de Moraes e Flávio Dino votaram ontem a favor da condenação. O julgamento será retomado nesta quinta (11), às 14h, com os votos de Cristiano Zanin e Cármen Lúcia.

 

 

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom / Agência Brasil

Fonte: EBC

 

__

Comentários


bottom of page