top of page

Tarifaço é Ineficaz até para Americanos, diz Economista de Harvard

Dani Rodrik afirma que política não gera empregos de qualidade nem fortalece a classe média

 

ree

O “tarifaço” implementado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contra países parceiros é ineficaz até mesmo para a economia americana, segundo o economista Dani Rodrik, professor de Harvard. Ele participou nesta semana do seminário Globalização, Desenvolvimento e Democracia, promovido pelo BNDES e pela Open Society Foundations, no Rio de Janeiro.

 

De acordo com Rodrik, as tarifas de importação não garantem melhores empregos nem estimulam a indústria americana. Para ele, a medida aumenta a lucratividade de algumas empresas, mas não assegura inovação, investimentos em trabalhadores ou competitividade.

 

O economista destacou que políticas como as de Trump não servem ao interesse nacional dos EUA. Como exemplo, citou a tarifa de 50% imposta a parte das exportações brasileiras desde 6 de agosto, que afeta 35,9% dos produtos enviados aos EUA — cerca de 4% das exportações do Brasil.

 

Rodrik defende que tarifas devem ser temporárias e acompanhadas de políticas internas consistentes, como ocorreu na China, que priorizou o crescimento baseado em estratégias nacionais.

 

 

Fonte: EBC

 

___

Comentários


bottom of page