top of page

Lula Critica Guerra em Gaza e Cobra Criação do Estado Palestino

Durante discurso na Malásia, presidente defende justiça social, condena tarifas impostas por Trump e pede protagonismo do Sul Global

 

ree

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a criticar a continuidade da guerra em Gaza e a falta de avanços na criação de um Estado palestino. A declaração foi feita neste sábado (25), durante a cerimônia em que recebeu o título de doutor honoris causa em Filosofia e Desenvolvimento Internacional do Sul Global pela Universidade Nacional da Malásia, em Putrajaya. Lula também defendeu um novo equilíbrio nas relações internacionais e a valorização dos países em desenvolvimento.

 

CRÍTICAS À GUERRA E À COERÇÃO ECONÔMICA

Sem citar diretamente Donald Trump, Lula afirmou que tarifas e barreiras comerciais não devem ser usadas como instrumentos de coerção internacional. O comentário ocorre após o governo norte-americano elevar em 50% as tarifas de importação sobre produtos brasileiros em agosto. O presidente também condenou o colonialismo e a permanência de conflitos que atingem povos como o palestino.

 

DEFESA DO MULTILATERALISMO E DO SUL GLOBAL

Lula destacou que o atual modelo internacional é excludente e que organismos como o FMI precisam de reformas. Segundo ele, é inaceitável que países ricos tenham nove vezes mais poder de voto que o Sul Global. O presidente também criticou o protecionismo e o bloqueio das negociações da OMC, defendendo uma nova estrutura financeira global que priorize o desenvolvimento sustentável e reduza desigualdades.

 

Em seu discurso, Lula afirmou que o neoliberalismo agrava a concentração de riqueza. “Três mil bilionários acumularam 6,5 trilhões de dólares desde 2015 — valor superior ao PIB somado do Brasil e da Asean”, ressaltou.

 

 

Foto:  Ricardo Stuckert / PR

Fonte: EBC

 

___

Comentários


bottom of page