top of page

Lula Abre Ano Eleitoral com Menor Vantagem em 16 Anos

Pesquisas mantêm liderança do petista, mas mostram disputa mais acirrada


 

As primeiras pesquisas eleitorais de 2026 apontam o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança da corrida ao Palácio do Planalto, porém com a menor vantagem registrada na abertura de um ano eleitoral desde 2010.

 

CENÁRIO ATUAL

Levantamentos recentes indicam Lula à frente em todos os cenários de primeiro turno, mas com diferença reduzida em relação ao segundo colocado, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).

 

Segundo a pesquisa Genial/Quaest, divulgada em 14 de janeiro, o petista soma 36% das intenções de voto, contra 23% de Flávio. Já a Paraná Pesquisas aponta margem ainda mais estreita: 39,8% para Lula e 33,1% para o senador.

 

COMPARAÇÃO HISTÓRICA

A última vez que a disputa começou o ano eleitoral tão equilibrada foi em 2010, quando José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) apareciam tecnicamente próximos nas primeiras sondagens.

 

Naquele ano, apesar da vantagem inicial do tucano, Dilma cresceu ao longo da campanha e venceu a eleição com apoio de Lula, então em alta popularidade.

 

O cenário atual é marcado pela reorganização da direita, com Flávio Bolsonaro se consolidando como principal nome bolsonarista e outros governadores avaliando candidaturas.

 

Lula, por sua vez, segue como consenso no campo da esquerda e deve lançar oficialmente sua pré-candidatura durante o aniversário do PT, em Salvador.

 

 

___

Siga nossas Redes Sociais: @PortalJT | X: @PortalJT_News

Comentários


bottom of page