top of page

Espanha Quer Proibir Redes Sociais para Menores de 16

Governo exige verificação de idade e mira discurso de ódio


 

O governo da Espanha anunciou planos para proibir o acesso de menores de 16 anos às redes sociais. A proposta foi apresentada pelo primeiro-ministro Pedro Sánchez como parte de um pacote de medidas para tornar o ambiente digital mais seguro.

 

ANÚNCIO OFICIAL

Segundo Sánchez, as plataformas digitais deverão implementar sistemas eficazes de verificação de idade, que vão além de simples declarações dos usuários, com o objetivo de proteger crianças e adolescentes.

 

O governo espanhol afirma que a iniciativa responde ao aumento de discursos de ódio, conteúdos pornográficos e desinformação nas redes, fatores que, segundo autoridades, afetam diretamente a saúde e o desenvolvimento dos jovens.

 

CONTEXTO INTERNACIONAL

A proposta segue uma tendência global. Em dezembro, a Austrália se tornou o primeiro país a adotar medida semelhante, enquanto Reino Unido e França também avaliam restrições baseadas na idade.

 

Sánchez informou ainda que a Espanha integra uma aliança com outros cinco países europeus, chamada de “Coalizão dos Digitalmente Dispostos”, para coordenar regulações digitais que ultrapassam fronteiras nacionais.

 

NOVAS REGRAS

O governo espanhol também prepara um projeto de lei para responsabilizar executivos de plataformas por conteúdos ilegais e criminalizar a manipulação algorítmica e a amplificação de discursos de ódio.

 

Além disso, promotores devem investigar possíveis infrações envolvendo plataformas como TikTok, Instagram e o Grok, de Elon Musk, ampliando o cerco regulatório sobre as redes sociais.

 

 

___

Siga nossas Redes Sociais: @PortalJT | X: @PortalJT_News

Comentários


bottom of page