top of page

São Paulo Lidera Transplantes no Brasil com Crescimento de 9% em Relação a 2022

Estado ultrapassa 4,2 mil procedimentos em seis meses e reforça ações para ampliar doações

 

ree

São Paulo mantém a liderança nacional em transplantes de órgãos e tecidos. De acordo com a Central de Transplantes da Secretaria de Estado da Saúde (SES), foram realizados 4.229 procedimentos no primeiro semestre deste ano — incluindo coração, fígado, pâncreas, pulmão, rim e córneas — número 9% superior ao de 2022, quando foram registrados 3.863 transplantes.

 

DOADORES E SOLIDARIEDADE

Cerca de 2 mil doadores contribuíram para salvar milhares de vidas. Segundo a SES, campanhas de conscientização e capacitação de profissionais são fundamentais para aumentar esse número.

 

FILA DE ESPERA

Atualmente, 26.819 pacientes aguardam por um transplante em São Paulo. Pelo aplicativo Poupatempo, os cadastrados podem acompanhar sua posição de forma prática.

 

INICIATIVAS

O programa TransplantAR – Aviação Solidária garante transporte gratuito de órgãos com aeronaves privadas, agilizando a logística. Além disso, houve aumento de 80% nos valores pagos pela Tabela SUS Paulista para procedimentos relacionados à captação de órgãos.

 

Em setembro, mês dedicado à conscientização sobre doação, o Governo reforça campanhas para combater mitos e incentivar a solidariedade das famílias doadoras.

 

 

Foto: Divulgação

Fonte: AgênciaSP

 

___

Comentários


bottom of page