top of page

PF Determina Retorno de Eduardo Bolsonaro ao Cargo de Escrivão

Após cassação do mandato, ex-deputado deve reassumir cargo de escrivão


 

A Polícia Federal determinou o retorno imediato de Eduardo Bolsonaro ao cargo de escrivão da corporação. O afastamento havia sido concedido para o exercício do mandato parlamentar, agora encerrado após a cassação pela Câmara dos Deputados.

 

DECISÃO OFICIAL

O ato declaratório foi publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira (2) e estabelece a cessação do afastamento a partir de 19 de dezembro de 2025, data seguinte à perda do mandato.

 

Eduardo Bolsonaro foi eleito deputado federal por São Paulo em 2014 e permaneceu no cargo por sucessivas legislaturas. No entanto, teve o último mandato cassado em 18 de dezembro por ausência reiterada em sessões deliberativas.

 

MANDATO CASSADO

A Mesa Diretora da Câmara considerou que o parlamentar acumulou faltas não justificadas, o que levou à perda automática do mandato, conforme o regimento interno da Casa.

 

Desde março do ano passado, Eduardo Bolsonaro está nos Estados Unidos, onde pediu licença do mandato. O período de afastamento terminou em julho, sem retorno ao Brasil.

 

O ex-deputado também é réu no Supremo Tribunal Federal, acusado de atuar para promover sanções internacionais contra o Brasil, com o objetivo de interferir no julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro.

 

 

Foto: Najara Araujo / Câmara dos Deputados

 

___

Siga nossas Redes Sociais: @PortalJT | X @PortalJT_News

Comentários


bottom of page