top of page

Sete Governadores Anunciam Criação do “Consórcio da Paz”

Acordo entre estados busca integração no combate ao crime organizado após operação no Rio com mais de 120 mortos


 

Sete governadores anunciaram, nesta quinta-feira (30), a criação do “Consórcio da Paz”, uma aliança entre estados para troca de informações de inteligência, apoio logístico e financeiro e cooperação policial no combate ao crime organizado. A medida foi tomada após a operação no Rio de Janeiro que deixou 121 mortos nos complexos do Alemão e da Penha.

 

ESTADOS PARTICIPANTES

A reunião, realizada no Palácio Guanabara, contou com os governadores Cláudio Castro (RJ), Romeu Zema (MG), Jorginho Mello (SC), Eduardo Riedel (MS), Ronaldo Caiado (GO) e a vice-governadora do DF, Celina Leão, além de Tarcísio de Freitas (SP), que participou por videoconferência. O Rio será a sede inicial do grupo, responsável pela formalização do consórcio.

 

OPERAÇÃO E REAÇÕES

Governadores elogiaram a operação policial no Rio, considerada “a mais bem-sucedida” por Zema. A ação resultou em 121 mortes, incluindo quatro policiais, além da apreensão de 93 fuzis. O alvo principal, Edgar Alves de Andrade (Doca), apontado como líder do Comando Vermelho, não foi capturado.

 

Um escritório emergencial foi criado em parceria com o Ministério da Justiça, para reforçar a integração entre União e Estado, ampliar o efetivo da PRF e transferir dez presos para presídios federais.

 

 

Foto: Divulgação / Governo do RJ

Fonte: EBC

 

___

Comentários


bottom of page