Sete Governadores Anunciam Criação do “Consórcio da Paz”
- contatoportaljt
- 31 de out. de 2025
- 1 min de leitura
Acordo entre estados busca integração no combate ao crime organizado após operação no Rio com mais de 120 mortos

Sete governadores anunciaram, nesta quinta-feira (30), a criação do “Consórcio da Paz”, uma aliança entre estados para troca de informações de inteligência, apoio logístico e financeiro e cooperação policial no combate ao crime organizado. A medida foi tomada após a operação no Rio de Janeiro que deixou 121 mortos nos complexos do Alemão e da Penha.
ESTADOS PARTICIPANTES
A reunião, realizada no Palácio Guanabara, contou com os governadores Cláudio Castro (RJ), Romeu Zema (MG), Jorginho Mello (SC), Eduardo Riedel (MS), Ronaldo Caiado (GO) e a vice-governadora do DF, Celina Leão, além de Tarcísio de Freitas (SP), que participou por videoconferência. O Rio será a sede inicial do grupo, responsável pela formalização do consórcio.
OPERAÇÃO E REAÇÕES
Governadores elogiaram a operação policial no Rio, considerada “a mais bem-sucedida” por Zema. A ação resultou em 121 mortes, incluindo quatro policiais, além da apreensão de 93 fuzis. O alvo principal, Edgar Alves de Andrade (Doca), apontado como líder do Comando Vermelho, não foi capturado.
Um escritório emergencial foi criado em parceria com o Ministério da Justiça, para reforçar a integração entre União e Estado, ampliar o efetivo da PRF e transferir dez presos para presídios federais.
Foto: Divulgação / Governo do RJ
Fonte: EBC
___
Siga nossas Redes Sociais: fb.com/PortalJT | instagram.com/PortalJT | t.me/PortalJT




Comentários