Líder do Grupo Wagner estava a bordo de avião que caiu na Rússia
- contatoportaljt
- 23 de ago. de 2023
- 2 min de leitura
Segundo a mídia estatal, os 10 ocupantes da aeronave morreram na queda; Yevgeny Prigozhin foi líder de rebelião contra o presidente russo, Vladimir Putin

A Agência Federal Russa de Transporte Aéreo confirmou que Yevgeny Prigozhin, chefe do grupo mercenário Wagner, estava a bordo de um avião que caiu enquanto fazia o trajeto entre as cidades de Moscou e São Petersburgo. Segundo a mídia estatal, os 10 ocupantes da aeronave morreram na queda.
A aeronave, fabricada pela brasileira Embraer, estava em voo há cerca de 20 minutos, conforme indicou o site FlightRadar24. Segundo a agência de notícias estatal TASS, estavam a bordo sete passageiros e três tripulantes.
Ainda segundo a Agência Federal Russa de Transporte Aéreo, citando a transportadora que operava o avião que caiu, também estavam a bordo:
- Yevgeny Prigozhin, chefe e fundador do Grupo Wagner;
- Dmitry Utkin, co-fundador do Grupo Wagner e tenente de confiança de Prigozhin;
- Valery Chekalov, assessor sênior de Prigozhin designado pelo Tesouro dos EUA por agir “para ou em nome de Prigozhin e ter facilitado o envio de munições para a Federação Russa”;
- Sergey Propustin;
- Evgeny Makaryan;
- Aleksandr Totmin;
- Nikolai Matuseev.
Até o momento, oito corpos foram encontrados no local da queda, segundo a agência de notícias Russia-24. A Agência Federal de Transporte Aéreo e o Comitê Investigativo da Rússia declararam que apurações sobre ocaso foram abertas.
“Foi iniciada uma investigação sobre a queda da aeronave Embraer ocorrida esta noite na região de Tver. De acordo com a lista de passageiros, entre eles estão o nome e sobrenome de Yevgeny Prigozhin”, afirmou o departamento.
De acordo com dados de rastreamento de voo do FlightRadar24, o avião, que seria do modelo Embraer Legacy 600, parou de transmitir dados de posição às 18h11, no horário local, provavelmente devido a “interferência/bloqueio na área”, mas o jato continuou a transmitir outros dados por mais nove minutos, até 18h20.
Não está claro o que causou o acidente, e os dados de voo rastreados pelo FlightRadar24 também não oferecem muitas pistas.
Os dados não indicam nehum tipo de descida acentuada antes do avião parar de transmiti-los, embora vídeos divulgados pela imprensa local mostrem um avião em aparende queda livre.
Por CNN




Comentários