Exportações de São Paulo aos EUA sob Ameaça após Tarifas de Trump
- contatoportaljt
- 10 de jul.
- 1 min de leitura
Estado, maior exportador do Brasil para os EUA, tem seis cidades entre as mais afetadas pela política de Trump

O governo de São Paulo celebrou a vitória de Donald Trump nas eleições americanas de 2024, enxergando potencial para fortalecer as relações comerciais.
No entanto, novas medidas protecionistas adotadas pelos Estados Unidos podem prejudicar a economia paulista, que é responsável por mais de R$ 66 bilhões em exportações para o país em 2024, representando 33,6% do total brasileiro.
São Paulo responde por 31,8% das exportações via Porto de Santos e 4,2% pelo Aeroporto de Guarulhos, estrutura logística vital para o comércio internacional. Com seis das dez cidades mais impactadas pelas novas tarifas ou barreiras comerciais, o estado enfrenta desafios que podem afetar milhares de empregos e setores estratégicos.
Apesar do otimismo político, os números demonstram que as ações protecionistas podem ter efeitos diretos e severos na economia paulista.
As decisões de Washington, portanto, terão impacto direto na relação comercial do maior exportador brasileiro com os EUA, influenciando o cenário econômico de São Paulo e do país.
Foto: Reprodução / Redes Sociais
___
Siga nossas Redes Sociais: fb.com/PortalJT | instagram.com/PortalJT | t.me/PortalJT
Comentarios