top of page

PGR Pede Condenação de Bolsonaro e mais Sete Réus por Golpe de Estado

O julgamento deve ocorrer em setembro

 

ree

A Procuradoria-Geral da República (PGR) solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF), nesta segunda-feira (14), a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro e de mais sete réus ligados ao núcleo 1 da trama golpista.

 

A manifestação, enviada ao ministro Alexandre de Moraes por volta das 23h45, representa a fase final de alegações antes do julgamento, previsto para setembro.

 

No documento de 517 páginas, o procurador Paulo Gonet sustenta que Bolsonaro e os demais réus devem ser condenados por organização criminosa armada, tentativa de abolir o Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado por violência e grave ameaça, além de deterioração de patrimônio tombado.

 

As penas máximas podem ultrapassar 30 anos de prisão. Entre os réus estão ex-ministros, generais e o delator Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro. Caso haja condenação, a pena de Cid pode ser suspensa devido a acordo de delação premiada.

 

Com a apresentação da PGR, inicia-se o prazo de 15 dias para as defesas apresentarem suas alegações finais ao STF, que deve julgar o caso em breve.

 

 

Foto:  Valter Campanato/Agência Brasil

Fonte: EBC

 

___

Comments


bottom of page