Ministro Mendonça Bloqueia R$ 390 Milhões do Sindnapi após Indícios de Fraude
- contatoportaljt
- 15 de out.
- 1 min de leitura
Decisão do STF aponta movimentações atípicas e suspeita de organização criminosa; sindicato tem como vice-presidente o irmão do presidente Lula.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça, determinou o bloqueio de cerca de R$ 390 milhões em bens e valores do Sindnapi (Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos), no âmbito da Operação Sem Desconto.
SUSPEITA DE IRREGULARIDADES
Segundo as investigações, a entidade teria realizado descontos indevidos em benefícios do INSS entre 2021 e janeiro de 2025, sem autorização dos segurados. O valor bloqueado corresponde ao montante total dessas movimentações.
ENVOLVIMENTO E APURAÇÃO
O sindicato tem como vice-presidente José Ferreira da Silva, o Frei Chico, irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Mendonça destacou que há indícios de que dirigentes formaram uma organização criminosa voltada a fraudar aposentados e “lavar” o dinheiro obtido.
O ministro também autorizou a quebra dos sigilos bancário e fiscal da entidade e de seus diretores desde 2020, com base em relatórios da Polícia Federal e da Procuradoria-Geral da República.
Foto: Fellipe Sampaio / STF
___
Siga nossas Redes Sociais: fb.com/PortalJT | instagram.com/PortalJT | t.me/PortalJT




Comentários