top of page

CPMI do INSS Convoca Vorcaro e Toffoli Analisará 1ª Instância para Caso Master

Daniel Vorcaro será ouvido enquanto STF mantém investigação sob relatoria de Toffoli


 

A CPMI do INSS marcou para a próxima quinta-feira (5) o depoimento do banqueiro Daniel Vorcaro, investigado pela Polícia Federal no inquérito que apura uma fraude financeira envolvendo o Banco Master. A comissão também convocou Luiz Félix Cardamone Neto, ex-presidente do BMG, para prestar esclarecimentos no mesmo dia.

 

CONVOCAÇÕES

O anúncio foi feito pelo presidente da CPMI, senador Carlos Viana (Podemos-MG), que reforçou o compromisso do colegiado em adotar todas as medidas legais para esclarecer os fatos diante da sociedade brasileira.

 

As investigações da comissão miram um esquema de descontos indevidos em aposentadorias do INSS, que resultou em prejuízos a milhares de beneficiários. O caso ganhou repercussão nacional após a atuação da Polícia Federal e decisões do Supremo Tribunal Federal.

 

HABEAS CORPUS

A CPMI também tenta reverter um habeas corpus concedido ao empresário Maurício Camisotti, preso desde setembro por suspeita de envolvimento no esquema. A decisão do STF torna facultativo seu comparecimento à comissão.

 

Paralelamente, o ministro Dias Toffoli, do STF, divulgou nota com esclarecimentos sobre o andamento do caso Master na Corte. Segundo ele, eventual envio do processo à primeira instância só ocorrerá após o encerramento das investigações.

 

Toffoli explicou ainda que decretou sigilo nos autos para preservar a apuração, destacando que a medida já havia sido adotada anteriormente. O ministro foi sorteado relator em novembro e afirma atuar dentro dos parâmetros legais.

 

 

Fotos: Divulgação | Arte

 

___

Siga nossas Redes Sociais: @PortalJT | X: @PortalJT_News

Comentários


bottom of page