Reajustes do Legislativo Custarão 1 Ano de Bolsa Família de 500 Mil Famílias
- contatoportaljt
- há 11 horas
- 1 min de leitura
Os penduricalhos podem custar R$ 4,3 bilhões por ano aos cofres públicos

Projetos que reestruturam carreiras e remunerações de servidores da Câmara, do Senado e do Executivo podem gerar impacto anual de R$ 4,3 bilhões aos cofres públicos, segundo estudo do Centro de Liderança Pública (CLP).
IMPACTO FISCAL
O montante seria suficiente para custear, por um ano, o Bolsa Família de cerca de 500 mil famílias em situação de vulnerabilidade social.
Além do reajuste direto, as propostas criam mecanismos que permitem pagamentos acima do teto constitucional, por meio de parcelas classificadas como indenizatórias.
PENDURICALHOS LEGAIS
Entre eles está a chamada licença-compensatória, que pode ser convertida em dinheiro, ampliando a remuneração mensal de servidores em cargos estratégicos.
De acordo com o CLP, o projeto da Câmara autoriza transformar até 10 dias de licença por mês em indenização, o que pode representar cerca de 33% a mais no salário mensal.
Para especialistas, além do custo imediato, as medidas fragilizam futuras reformas administrativas e ampliam brechas para driblar o teto salarial no serviço público.
Foto: Kayo Magalhaes / Câmara dos Deputados
___
Siga nossas Redes Sociais: @PortalJT | X: @PortalJT_News




Comentários