top of page

Fim da Escala 6x1 ? Motta Envia PEC para a CCJ

Proposta prevê jornada de quatro dias por semana e será debatida em comissão especial após análise jurídica

 


O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), anunciou o encaminhamento da Proposta de Emenda à Constituição que extingue a escala de trabalho 6x1 para análise da Comissão de Constituição e Justiça, etapa inicial da tramitação legislativa.

 

TRAMITAÇÃO NA CCJ

O colegiado vai avaliar se o texto respeita os critérios legais e constitucionais antes de seguir para uma comissão especial, onde deputados irão discutir o mérito e possíveis ajustes da proposta.

 

Segundo Motta, todos os setores da sociedade serão ouvidos ao longo do debate, com o objetivo de construir uma legislação equilibrada. Para ele, o Brasil precisa acompanhar transformações já adotadas em outros países no mundo do trabalho.

 

MOBILIZAÇÃO SOCIAL

A proposta foi impulsionada por um movimento que reuniu cerca de 1,5 milhão de assinaturas em defesa da redução da jornada semanal, fortalecendo a pressão popular no Congresso Nacional.

 

O texto analisado reúne iniciativas da deputada Erika Hilton (PSOL-SP) e do deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), propondo mudanças no artigo da Constituição que trata dos direitos dos trabalhadores urbanos e rurais.

 

A PEC estabelece:

  • Não poderá ser superior a 8 horas diárias;

  • Não poderá ultrapassar 36 horas semanais;

  • Será de 4 dias por semana.


Com prazo de 360 dias para entrar em vigor após eventual promulgação.

 

 

Foto: Reprodução / Canal GOV

 

___

Siga nossas Redes Sociais: @PortalJT | X: @PortalJT_News

Comentários


bottom of page