top of page

SP Bate Recorde e Recebe 2,8 milhões de Turistas

Estado lidera turismo internacional no Brasil e impulsiona economia em 2025


 

O estado de São Paulo alcançou, em 2025, um recorde histórico ao receber a estimativa de 2,8 milhões de turistas internacionais, o maior volume já registrado. O resultado consolida o território paulista como a principal porta de entrada do Brasil para visitantes estrangeiros, reforçando sua posição estratégica no turismo nacional e global, segundo dados do Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), da Setur-SP.

 

MARCA HISTÓRICA

O número representa um crescimento expressivo do turismo internacional, que avançou 23,1% em relação ao ano anterior, superando com folga a média de crescimento da economia paulista no mesmo período.

 

O desempenho também reflete a retomada do turismo mundial, aliada à forte conectividade aérea do estado, à diversidade de destinos e à maior propensão ao consumo de viagens por parte de turistas nacionais e

estrangeiros.

 

FLUXO TURÍSTICO

Em 2025, São Paulo deve receber 51,5 milhões de visitantes, sendo 48,7 milhões de turistas nacionais, com crescimento de 4,3%, e 2,8 milhões de estrangeiros, superando em 500 mil a projeção inicial para o ano.

 

O impacto econômico acompanha esse avanço. A estimativa é que o PIB do turismo paulista atinja R$ 341 bilhões em 2025, crescimento de 3,75% em relação a 2024, elevando a participação do setor para 9,75% do PIB total do estado.

 

A liderança paulista é sustentada pelo maior hub aeroportuário da América Latina, com Guarulhos, Congonhas e Viracopos. Juntos, os aeroportos do estado devem movimentar 86,2 milhões de passageiros em 2025, além de gerar 39 mil novos empregos formais diretos no setor.

 

 

Foto: Divulgação / Governo de SP

Fonte: AgênciaSP

 

___

Comentários


bottom of page