Exposição no Ipiranga reúne mobiliário que conta parte da história do Brasil
- contatoportaljt
- 11 de jun. de 2024
- 1 min de leitura
Mostra "Sentar, Guardar, Dormir" revela como objetos de uso cotidiano documentam diversas formas de morar da sociedade brasileira

A partir desta terça-feira (11), o Museu Paulista, conhecido como Museu do Ipiranga, recebe a exposição "Sentar, Guardar, Dormir: Museu da Casa Brasileira e Museu Paulista em diálogo". A mostra reúne 164 peças de mobiliário, como guarda-roupas de Alberto Santos Dumont e camas da Marquesa de Santos, que evidenciam a diversidade cultural e social do país.
Com curadoria dos docentes do Museu Paulista, Paulo César Garcez Marins e Maria Aparecida de Menezes Borrego, e do arquiteto Giancarlo Latorraca, a exposição apresenta três núcleos - Sentar, Guardar e Dormir - que mostram como necessidades básicas são atendidas ao longo do tempo por meio de objetos como cadeiras, cômodas, caixas e camas.
"Essa exposição foi organizada pensando-se nas ações humanas, na vivência e nas práticas cotidianas da população em seus ambientes domésticos", disse Maria Aparecida de Menezes Borrego. A mostra tem entrada gratuita e conta com objetos táteis e recursos multissensoriais para proporcionar uma experiência enriquecedora aos visitantes.
Foto: Paulo Pinto / Agência Brasil
Fonte: EBC




Comentários