top of page

Exposição no Ipiranga reúne mobiliário que conta parte da história do Brasil

Mostra "Sentar, Guardar, Dormir" revela como objetos de uso cotidiano documentam diversas formas de morar da sociedade brasileira


ree

A partir desta terça-feira (11), o Museu Paulista, conhecido como Museu do Ipiranga, recebe a exposição "Sentar, Guardar, Dormir: Museu da Casa Brasileira e Museu Paulista em diálogo". A mostra reúne 164 peças de mobiliário, como guarda-roupas de Alberto Santos Dumont e camas da Marquesa de Santos, que evidenciam a diversidade cultural e social do país.

 

Com curadoria dos docentes do Museu Paulista, Paulo César Garcez Marins e Maria Aparecida de Menezes Borrego, e do arquiteto Giancarlo Latorraca, a exposição apresenta três núcleos - Sentar, Guardar e Dormir - que mostram como necessidades básicas são atendidas ao longo do tempo por meio de objetos como cadeiras, cômodas, caixas e camas.

 

"Essa exposição foi organizada pensando-se nas ações humanas, na vivência e nas práticas cotidianas da população em seus ambientes domésticos", disse Maria Aparecida de Menezes Borrego. A mostra tem entrada gratuita e conta com objetos táteis e recursos multissensoriais para proporcionar uma experiência enriquecedora aos visitantes.

 

 

Foto: Paulo Pinto / Agência Brasil

Fonte: EBC

 


 

Comentários


bottom of page